CARTILHA DE PREVENÇÃO

DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Os sintomas da depressão e da ansiedade podem ser muito parecidos e acabam se misturando. "Mudanças no apetite, no sono, cansaço, aperto no peito, pensamentos acelerados, problemas gastrointestinais, dificuldade de concentração, problemas de memória, inquietude, medo, irritabilidade, tristeza, choro, angústia. Esses são apenas alguns dos sintomas da ansiedade que aparecem junto com a depressão. Lembrando que os sintomas podem ser físicos e cognitivos"

AUTOMUTILAÇÃO

É um comportamento de alguém que está em sofrimento e tem como principal objetivo o alívio de dor emocional. Há uma grande variedade de métodos que as pessoas em sofrimento usam para a automutilação, sendo o corte numa parte do corpo a maneira mais frequentemente usada

SUICÍDIO

É um ato produzido pela pessoa, com o objetivo de interromper a própria vida. Além do ato em si, coompõem o comportamento suicida os pensamentos e planos de morte e as possíveis tentativas de chegada a esse desfecho.

NÃO IGNORE A SITUAÇÃO

Caso esteja diante de uma pessoa com tais comportamentos, é importante mobilizar a rede social de apoio e pedir ajuda de um profissional. Ouça atentamente, escolha e mostre sua preocupação, cuidado e afeição. Matenha-se calmo e evite demonstrar estresse no momento da tentativa. Reforce junto à pessoa necessitada, a importãncia de buscar ajuda especializada. A maioria das pessoas comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas frequêntemente dão sinais e fazem comentários sobre "querer morrer", "sentimento de não valer pra nada". Todos estes pedidos de ajuda não podem ser ignorados.

BUSQUE APOIO

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendimento voluntária e gratuitamente a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse click aqui para acessar.

Se você ficou pessoalmente mobilizado, ou convive com alguma pessoa que apresenta risco de se matar, converse com um amigo, mas não deixe de procurar ajuda de um profissional.